Ano Novo, Casa Nova!

Sua casa tem aquela parede que você gostaria de mudar a cor ou então não sabe o que colocar nela pra deixar um ambiente bonito e aconchegante? Que tal você mesma fazer a decoração nesta parede?

Existem inúmeros tipos de textura, cores, papéis de parede, etc., que podem ser aplicados à sua parede, mas vou dar uma dica bonita, boa e bem mais em conta que os itens acima: TECIDO! Isto mesmo, aplicar tecido em parede também fica lindo! É trabalhoso, talvez precise de alguém para te ajudar, mas com um pouquinho de disposição dá pra mudar a sua casa, seu cantinho, bem rápido e sem sujeira. Olha como fica lindo um quarto com uma das paredes com aplicação de tecido:

Charmoso e Romântico

Fonte: http://meninasdopano.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_4799.html

Já pensou em fazer igual? Então vamos lá…

Como revestir uma parede com tecido

Materiais:

  • – Tecido na metragem que for usar
  • – Cola branca Cascorez Extra Forte (rótulo azul) ou Cola branca Amazonas
  • – Rolinho de espuma ( ou Pincel ou trincha  – mais indicados para pequenos espaços)
  • – Tesoura
  • – Estilete
  • – Espátula de silicone

Passo a Passo:

  1. Medir a parede / espaço que queira revestir com tecido.
  2. Comprar o tecido. O indicado é utilizar o tecido Tricoline 100% algodão. O tecido normalmente tem 1,40 m de largura.  Compre metragem a mais para evitar que falte tecido na hora da aplicação.
  3. Se o tecido tiver o nome do fabricante escrito na margem, recorte com cuidado para manter as laterais retas. Deixe sobras de tecido para cima e para baixo. Se for colar em parede inteira, deixe sobra nas laterais também, pois os tecidos podem encolher e, essa sobra também facilitará no acabamento final.
  4. Faça uma linha guia na parede usando um metro ou um nível. A linha pode ser riscada levemente ou colar uma fita crepe bem alinhada. Isto ajudará a colar o tecido mais reto.

Obs.: Se a parede for torta opte entre seguir a linha do nível ou a linha da parede (veja o que vai dar a impressão de menos torta).

  1. Pregue o tecido na parte de cima da parede, na quina, entre o teto e a parede (deixe uma pequena sobra de tecido na parte de cima)
  2. Solte o tecido e confira se, visualmente está harmonioso / reto.
  3. Enrole o tecido até a parte pregada no topo (pode prender com fita adesiva pra facilitar).
  4. Comece a passar cola branca na parede com o rolinho. Passe cola em 20cm de parede, desça o tecido sobre a cola, alise o tecido com a mão (sempre de cima para baixo e do meio para as bordas, para evitar que formem bolhas de ar). Passe a espátula de silicone para finalizar e retirar qualquer bolha.

Dica: Muitos indicam misturar água na cola branca pra facilitar a aplicação, mas eu sugiro cola branca pura.  É só umedecer bem o rolinho e cobrir bem a parede com cola.

  1. Passe cola em mais 20 cm de parede, desça o tecido, alise com a mão e depois com a espátula. Repita isso até descer e colar o tecido inteiro até o chão.
  2. Espere secar e, no dia seguinte, corte com estilete, as sobras de tecido que ficaram no teto, no chão e nas laterais.

Pronto! Sua parede está nova e estilosa!

Dica: Se quiser impermeabilizar o tecido a fim de evitar acúmulo de ácaros e também facilitar a limpeza, aplique uma camada de  Spray Scotchgard da 3M.

artesanatoHá quem impermeabilize o tecido com Termolina ou Cola misturada com água (3/4  de cola e ¼ de água), porém tanto a Termolina quanto a mistura de cola com água mudam o aspecto de toque de tecido. O tecido fica meio endurecido. Mas vai do gosto de cada um.

Vejam só como ficou o “meu cantinho” de artesanato, utilizando a técnica de forrar parede.

Vamos lá meninas, mãos à obra e depois postem no face da MCA pra gente ver como ficou ok?

Bom trabalho e que Deus as abençoe.

Valéria Calixto

Anúncios