É preciso ter FIBRA!!!

11

Fibra alimentar e a parte comestível das plantas que são resistentes à digestão e absorção pelo intestino delgado humano.

As fibras não são absorvidas pelo sistema digestório, mas são essenciais à nossa saúde, atuando na prevenção de várias doenças e auxiliando o bom funcionamento do organismo, lembrando que elas não fornecem nutrientes mas são indispensáveis na dieta.

Funções das fibras:

  • Ajudam na absorção de nutrientes;
  • Auxiliam na formação e eliminação do bolo fecal;
  • Ajudam a regular funcionamento do intestino;
  • Evita prisão de ventre;
  • Diminui a glicemia;
  • Reduz o colesterol no sangue;
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer colorretal;
  • Auxiliam no processo de emagrecimento por não serem absorvidas e por seus alimentos-fonte serem de pouca ou baixa caloria;
  • Confere a sensação de saciedade.

Classificação

As Fibras  são classificadas em duas categorias: solúveis e insolúveis.

Solúveis: Sua principal função é o aumento do bolo fecal; estimulação do peristaltismo intestinal e colônia (movimento involuntários de certos órgãos, como o esôfago, intestino, etc); Redução do esvaziamento gástrico (sensação de saciedade) e a absorção da glicose; Aumento do tempo de exposição do nutriente no organismo proporcionando melhor digestão e absorção; redução do colesterol e contribuição para regularização do metabolismo. São encontradas nas frutas, verduras, leguminosas (feijão, ervilha)

É indicada para diabéticos, obesos e pessoas que possuem a síndrome do intestino irritável.

Insolúveis: Sua principal função é a aceleração do trânsito intestinal, produção e eliminação das fezes macias e volumosas que facilita sua excreção. São encontradas principalmente nos grãos como milho, soja, grão de bico, nas cascas das frutas.
É indicado para constipação intestinal (prisão de ventre).

Embora as fibras ofereçam esses benefícios, não devem ser consumidos sem medidas, pois o consumo exagerado podem dificultar a absorção de alguns nutrientes.

As altas doses interferem negativamente na absorção de minerais, no entanto, dieta rica em fibra, fornece vitaminas e minerais que nosso organismo necessita, dado que suas principais fontes(frutas e verduras) possuem grandes quantidades destes nutrientes.

Recomendação diária
Recomenda-se cerca de 30 a 40 gramas de fibra por dia, no entanto, por não ter uma dieta balanceada e diversificada, a maioria das pessoas não atingem esta quantidade.
Um detalhe muito importante sobre o consumo de fibras é que, para que elas cumpram seu papel no organismo, é necessário uma adequada ingestão de água.

Como fibra – É essencial a saúde!

BOLO DE FIBRA

fibra-bolo-e1399427966478

 

Ingredientes

2 ovos

1 colher de sopa de margarina

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1/2 xícara de chá de linhaça

1/2 xícara de chá de aveia

1/2 xícara de chá de farelo de trigo

1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador , levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 min.

Marta Prates

 

Anúncios