Beleza e Estética

Olheiras: o que são?

Eliana Anselmo

olheiras

As olheiras surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. E alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema. Mas os tratamentos existem, sim, e são mais eficazes do que se imagina. Compressas caseiras, cosméticos e até mesmo soluções mais radicais, como injeções com substâncias químicas, laser e cirurgia plástica.

 Uma dessas alternativas será capaz de suavizar o seu problema. Mas antes é preciso identificar a causa. De acordo com a dermatologista Luciana Conrado, de São Paulo (SP), existem várias possibilidades. Veja as mais comuns:

  • Hereditariedade: quando há acúmulo de vasos sanguíneos nas pálpebras, a pele fica com um tom avermelhado-escuro. Piora na época da menstruação e com o cansaço.
  • Excesso de pigmentação: manchas escuras generalizadas ao redor dos olhos são muito comuns entre descendentes de árabes e indianos.
  • Bolsas de gordura: elas protegem o globo ocular, mas um dia começam a ceder. Esse processo é chamado de proeminência e em geral ocorre a partir dos 37 anos.

 Remédios naturais

Toda segunda-feira você acorda e lá estão elas! As olheiras podem aparecer só porque seus horários foram alterados no fim de semana. “A falta de descanso colabora para o aumento de volume das pálpebras inferiores e aí a olheira aparece mais”, diz a esteticista paulista Roseli Siqueira. Nesse caso, compressas ou máscaras funcionam, refrescando e descongestionando a área dos olhos. É uma ótima saída também para combater as olheiras que aparecem na TPM, por aumento da retenção de líquidos. Estas são as receitas mais eficientes.

 Chá de camomila: prepare um chá concentrado, espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer (inclusive com o saquinho). Aplique sobre os olhos e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada. Essa posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.

 Água boricada ou soro fisiológico: umedeça pedaços de algodão com água boricada ou soro e coloque-os no congelador. Quando estiverem bem gelados, aplique na região dos olhos.

Cosméticos vitaminados :Como as olheiras são formadas por pigmento depositado nas camadas mais profundas da pele, os cremes têm ação limitada. Existem ativos para descongestionar e reduzir o edema (gingko biloba, cafeína, rutina e vitamina K1) e outros que clareiam a região (hidroquinona, vitamina C, arbutim e mequinol).

Stress 

Com a tensão, cresce a produção, no sangue, de uma substância chamada óxido nitroso, aumentando o calibre dos vasos e deixando-os mais aparentes sob a pele. Para contra-atacar, aposte nas vitaminas e minerais das amêndoas, chá verde, agrião, rúcula e couve-flor.

 Produtos para minimizar as olheiras

Usar diariamente um creme para olheiras é um das formas de combatê-las ou ao menos atenuá-las com sucesso. Alguns bons exemplos de cremes para olheiras são:

  • Gel suavizante para a área dos olhos, da Mary kay;
  • Creme anti-idade para o contorno dos olhos TimeWise, da Mary kay;
  • Avon Solutions Lighten Up Plux- Complexo suavisador de olheiras;
  • Máscara calmante de gel, da Basicare;
  •  Hidrafil eyecare, da Stiefel;
  • ​Derma gênese contorno do olhar, da LOréal Paris;
  • Creme para a área dos olhos, do O Boticário;
  • Creme clareador de olheiras, com vitamina K, da Vita K;
  • Acqua Sensation, da Nivea;
  • Gel área dos olhos para uso diurno, da Vita Derm;
  • Yves Saint Laurent, Top Secrets Flash Touch Wake-up eyecare.

 MARY-KAY-CIA-DO-CHEIRO

Fonte ilustração : http://www.patricinhaesperta.com.br

Fonte matéria:www.mdemulher.abril.com.br/beleza/boaforma/olheiras

Fonte dos cremes: http://www.tuasaude.com.br