Pinhão em Conserva

Aprenda a fazer esta delícia,  uma conserva com o pinhão cozido, mas também pode ser consumido assado, no forno ou numa panela de pressão aberta mexendo constantemente.

Para quem acha um desafio retirar a semente da casca, aqui uma dica de como cortá-la de madeira que ela saia praticamente sozinha.

Ingredientes:

Potes esterilizados com água fervendo para armazenar a conserva;
– 1 kg de Pinhão;
– Orégano;
– Folhas de louro;
– Dentes de alho;
– Vinagre de arroz;
– Pimenta-do-reino;
– Sal. 

Corte   Cozimento   Pressione

Lave bem os pinhões antes de iniciar os cortes. Sobre uma tábua segure o pinhão pela parte mais fina e faça um corte vertical na parte mais grossa, no extremo oposto. Pode até separar as duas partes, mas não há necessidade. Corte todos.

Cozinhe em pressão por 30 a 40 minutos. Com dois dedos de água a mais após cobri-los. Tempere com uma quantidade razoável de sal para que absorvam o tempero durante o cozimento. Na própria panela alguns já se soltarão. Os demais pressione a parte mais fina para que se soltem.

É mais fácil retirá-los da casca ainda quentes, se preciso, reaqueça-os.

Descascados   Pote   Tempero

Após descascar todos os pinhões acomode-os nos potes bem organizados e aperdatinhos. Antes de completar o pote coloque um ou dois dentes de alho inteiros e descascados no meio dos pinhões.

Comece a temperar, primeiro com as iguarias secas.

Vinagre   Louro   preencher

FinalColoque o orégano, o sal, a pimenta-do-reino e a folha de louro. Tudo à gosto. Por último coloque o vinagre. Pode usar o convencional, mas ficará muito azedo. Para suavizar recomendamos o vinagre de arroz.

Preencha o pote com o vinagre até cobrir os pinhões, para evitar que estraguem mesmo se ficarem guardados por um longo período antes do consumo. Feche bem os potes e deixem descansar por um tempo mínimo de 24h antes de degustar.

Por Meg Peres

Foto Destaque: http://s3-media2.fl.yelpassets.com/bphoto/KNihHx-si1JLbUwSuvTf1Q/o.jpg
Anúncios