Fortalecimento muscular

 O músculo quando não é estimulado, ele perde força, elasticidade e volume, e a musculatura se atrofia. Essa perda é denominada sarcopenia.  As pessoas  perdem  massa muscular progressivamente no sedentarismo e no envelhecimento, e  passam  a  engordar de forma contínua.

Fortalecer a musculatura não significa desenvolver grande força e se tornar um atleta de alto nível. Pode se tratar de uma boa manutenção geral para se deslocar com facilidade, realizar todas as tarefas do dia a dia sem cansaço excessivo.

Mesmo enquanto estamos em repouso em uma poltrona, ou em pé esperando um ônibus, certa quantidade de força muscular é necessária para manter o corpo em posição, ou então em movimento, subindo e descendo escadas, deslocando e transportando objetos, ou mesmo tentando evitar quedas. O fortalecimento muscular permite, portanto, a manutenção da tonicidade.

 Os músculos funcionam como amortecedores do corpo, diminuindo as sobrecargas nas articulações, diminuindo o risco cardiovascular nos esforços da vida diária.

 Um treinamento regular permite que o coração se fortifique e aumente a sua capacidade.  Também condiciona o bom equilíbrio orgânico, favorece a diminuição da massa gordurosa excessiva, permite aumentar a circulação sanguínea nas células, favorecendo assim a oxigenação e desenvolve certa conservação, uma estética geral, proporcionando mais segurança e autoconfiança.

 Até a próxima semana com mais dicas !

                                                                                                                      Márcia Fernandes

 

Anúncios